SAIBA MAIS

Página Inicial / Saiba Mais

Saiba como funciona a vistoria automotiva para seguro

Você sabia que a vistoria automotiva é uma exigência de seguradoras, bancos e financeiras no momento de contratar um seguro de veículos? Este processo é uma garantia tanto para o proprietário do carro quanto para a empresa. Neste tipo de serviço, é feita a vistoria prévia, que tem como objetivo a avaliação das condições de conservação do automóvel e identificação de possíveis fraudes e adulterações na estrutura do carro.

 

A vistoria prévia funciona como recurso de análise de risco para a empresa de seguro, pois serão avaliados possíveis problemas que impeçam a cobertura do veículo ou que aumente o valor da franquia. Entre os itens inspecionados estão: condições da lataria, modelo do carro e parte mecânica. Não é um objetivo deste tipo de vistoria a conferência de questões legais do veículo.

 

A cobertura do automóvel só acontecerá após a apresentação do laudo de vistoria veicular. É importante lembrar que a vistoria prévia para seguro deve ser feita em uma empresa de vistorias credenciada a seguradora. A Top – Vistorias Automotivas possui parceria com várias empresas de seguro e conta com o trabalho de técnicos especializados para te atender com segurança e conforto.

 

Só existem duas situações em que a vistoria prévia é dispensada pelas seguradoras: quando se trata da renovação do contrato (ainda dentro do prazo de vigência) ou no caso de veículos zero quilômetro. Neste último, é importante que o seguro seja contratado antes mesmo da retirada do auto da concessionária, isto é feito com a apresentação da nota fiscal emitida no momento da compra.

 

Podemos destacar como regra que a vistoria automotiva é obrigatória para a contratação de seguro no caso de carros semi novos e usados.