SAIBA MAIS

Página Inicial / Saiba Mais

O que pode reprovar o carro na vistoria automotiva

A vistoria automotiva é um serviço realizado em diferentes casos, em cada finalidade existem certos itens que são avaliados e após, é emitido um laudo de vistoria veicular que consta todas as informações levantadas durante a inspeção, este documento é ilustrado com fotos para comprovar os dados listados. O laudo irá atestar se o carro está aprovado ou reprovado, em caso de aprovação, o veículo estará apto para ser transferido, ter aprovação de empresas seguradoras e outros processos que exigem a vistoria veicular.

 

A reprovação na vistoria de carro ou outro tipo de veículo automotor acontece quando existe algum problema com os itens originais do veículo ou exista problemas na numeração de chassi, motor, enfim, qualquer mudança na estrutura do carro. Quando se fala em originalidade do veículo, se refere a alguma adulteração que não esteja em conformidade com as especificações do fabricante.

 

Veja algumas questões que podem levar a reprovação do automóvel na vistoria automotiva:

 

Problemas na numeração de chassi

 

A numeração de chassi funciona como uma identidade para o carro, sendo que cada número representa uma informação diferente como a montadora, local onde o veículo foi montado e assim por diante. Qualquer tipo de problema com este item pode levar a reprovação do carro na vistoria automotiva. Para resolver a questão é preciso que você tenha o chassi remarcado e este processo exige a autorização prévia do Detran (Departamento Nacional de Trânsito).

 

Problemas com o sistema de sinalização do carro

 

As lanternas de sinalização conhecidas como seta do carro fazem parte dos itens avaliados na vistoria automotiva e caso seja constado algum problema de funcionamento ou mesmo mudança de cor, o laudo de vistoria veicular irá apresentar como resultado a reprovação. O mesmo vale para o sistema de iluminação.

 

Problemas com documentação

 

A vistoria automotiva irá fazer uma pesquisa sobre a documentação do carro e sua situação, buscando identificar possíveis problemas como pendências e restrições. Por isso, multas não pagas e licenciamento atrasado podem resultar na reprovação.