SAIBA MAIS

Página Inicial / Saiba Mais

O que é CRV? E qual a diferença entre CRLV?

Sabe qual a função de cada um dos documentos de carro? Eles sempre estão guardadinhos no carro ou com você e tem nomes bem parecidos para ser ainda mais difícil distinguir, mas é importante entender o que é CRV e qual a diferença entre ele e o  CRLV.

Entender a importância deles, ajudará a conhecer seus compromissos, como pagamento de impostos, pedido de autorização para intervenções no carro e assim, não terá problemas com os órgãos fiscalizadores.

O que é Certificado de Registro de Veículo?

O CRV é o Certificado de Registro de Veículo, documento emitido pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito) no primeiro emplacamento do carro.

Nele estão todas as características do carro como modelo, cor, número de placa, tipo de combustível e outras informações que identifiquem o veículo. Este documento apresenta as especificações de fábrica do automotor e em caso de mudança de algumas destas características, o proprietário precisa informar o Detran e pedir um novo CRV.

O Certificado de Registro de Veículo também serve para comprovar a propriedade do automotor seja no caso pessoa física ou jurídica. Trata-se de um documento obrigatório para venda do carro, sendo uma das exigências na hora de fazer o pedido de transferência de propriedade.

Qual a diferença entre CRLV e CRV

Apesar dos nome parecidos, o CRV é diferente do CRLV. Este último é mais conhecido apenas como licenciamento e tem validade de um ano, sendo renovado perante pagamento de imposto e o novo documento é entregue pelos correios em sua casa.

É o CRLV que você entrega ao policial em blitz para a conferência da sua situação legal. Por meio dele é possível levantar se existem pendências como o multas vencidas,não pagamento de IPVA, DPVAT e mesmo se o licenciamento está vencido.

É licenciamento que dá o direito de circulação do veículo, pois atesta que não existem pendências  legais.

Como saber se o carro que vou comprar não tem problemas com os documentos

Se você está comprando um carro usado e quer ter a segurança de adquirir um veículo com a documentação em dia. Pode pedir uma vistoria cautelar que irá levantar um histórico completo checando se não existem pendências como multas, impostos não pagos e também fará uma avaliação buscando comprovar a originalidade do carro.