SAIBA MAIS

Página Inicial / Saiba Mais

Entenda a função de cada documento do carro

É inegável que os veículos nos proporcionam muitos benefícios, mas também podem dar muita dor de cabeça, principalmente se não deixarmos os documentos do carro em dia. É  preciso ficar atento às responsabilidades e não esquecer de pagar impostos obrigatórios, caso contrário, você fica impedido de circular com o veículo. Mas, diante de tantas taxas e documentos, você já parou para pensar qual a função de cada um deles? Sabe quais os direitos que eles nos dão?

Conhecer a finalidade de cada documento do carro é importante para que compreenda quais suas obrigações e como pode evitar problemas com multas. Vamos explicar as funções de cada um deles:

Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo - CRLV

O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo para a maior parte dos motoristas, este documento é conhecido apenas como licenciamento. Trata-se de uma autorização para circular que deve ser renovada anualmente e para a expedição de um novo CRLV é preciso pagar um taxa e estar em dia com o pagamento de tributos estaduais como IPVA e DPVAT, além de não ter pendência na quitação de multas.

O vencimento do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo é feita conforme a numeração final da placa. Após o pagamento, o prazo para expedição de um novo CRLV depende de cada estado e a taxa também é variável. Caso o título não seja renovado, o motorista pode levar multa e perder pontos na CNH, além de ter o veículo apreendido.

Certificado de Registro de Veículo

Apesar do nome parecido, o Certificado de Registro de Veículo é diferente do CRLV. Trata-se de um documento que apresenta as características do carro como cor, numeração da placa, modelo, tipo de combustível e outras informações. Este documento do carro é emitido quando se faz o emplacamento e diferente do CRLV, não tem prazo de validade, sendo preciso a renovação apenas em caso de mudanças no veículo.

O Certificado de Registro de Veículo é usado para a transferência de propriedade em caso de venda. Ao efetuar a mudança de dono é preciso preencher a parte de trás do documento com os dado do comprador.