SAIBA MAIS

Página Inicial / Saiba Mais

Diferença entre vistoria automotiva e revisão veicular

Você sabe qual a diferença entre a vistoria automotiva e a revisão veicular? Apesar de parecerem termos sinônimos, estes serviços possuem finalidades distintas. Ambos estão relacionados à avaliação de veículos, mas cada uma se concentra em uma área diferente, enquanto a vistoria se preocupa com questões referentes a adulterações, pendências legais e estado de conservação do carro, a revisão se concentra na parte mecânica que envolve a manutenção do carro.

 

Vistoria automotiva

 

A vistoria de carros avalia itens que comprovem a originalidade do veículo como numeração de chassi, motor, câmbio, vidros e outros elementos. Este serviço tem como objetivo a identificação de adulterações que não estejam de acordo com os padrões de fabricação. Outro tipo de avaliação faz uma pesquisa sobre o histórico do carro para saber se há pendências ou restrições que impeçam a compra ou venda do automóvel.

 

Existem diferentes tipos de vistorias automotiva: vistoria para transferência, vistoria cautelar ou de procedência e vistoria prévia. A indicação é feita conforme a finalidade do processo. Este serviço é exigido no caso de transferência de propriedade, em que o novo dono precisa regularizar a documentação. A contratação de seguro para carros usados ou seminovos também exige a vistoria automotiva. Apesar de não ser obrigatória, a vistoria cautelar é uma aliada para quem quer comprar ou vender um carro.

 

Após a avaliação do automóvel, é emitido um laudo de vistoria veicular que apresenta todas as informações levantadas na avaliação.

 

Revisão veicular

 

A revisão veicular é feita para avaliar as condições mecânicas do carro e tem caráter preventivo. É comum que se façam revisões apenas antes de viagens, mas este serviço deve ser feito com certa periodicidade: pode ser semestralmente ou a cada 10 mil quilômetros rodados, é um procedimento importante para evitar surpresas desagradáveis e prejuízos.

 

A revisão veicular básica precisa ver componentes como alternador, bomba d’água, bateria, bomba de combustível, câmbio, catalisador, cinto de segurança, correia dentada, direção, embreagem, extintor, estepe, freio, filtros e outros itens.