Customização de carros: o que pode ser feito dentro da lei
A customização de carros faz a cabeça de muitos apaixonados pelo universo automobilístico, mas é importante prestar atenção aos limites das mudanças e saber o que pode e o que não pode alterar no veículo. Estes limites são colocados por órgãos reguladores como o Contran - Conselho Nacional de Trânsito - e tem como objetivo estabelecer padrões que garantam a segurança do condutor e todos a sua volta.
Carro turbinado, motor aspirado, estrutura rebaixada, pintura personalizada, enfim, são diversos tipos de intervenção para deixar o veículo com do seu jeito. Entretanto, é importante saber que antes de começar a personalizar o carro você deve consultar o Detran sobre a permissão para determinada mudança. De modo geral, são vetadas customização de carros de afete sua categoria e desempenho. Caso a personalização tenha sido aprovada, esteja sempre com o documento que comprove isso para se proteger de possíveis autuações.
Tire as dúvidas sobre customização de carros
Se é seu desejo, não precisa desistir de melhorar seu carro, existem mudanças que são permitidas e você pode fazer sem medo de levar multas ou perder pontos na carteira de habilitação. Veja as nossas dicas:
- Suspensão do carro - podem ser alterados para aguentarem melhor os impactos;
- Películas para vidros - elas são permitidas, mas existe um limite para o escurecimento. São tolerados até 75% no vidro da frente, 70% nas laterais e 28% no vidro traseiro;
- Roda do carro - não se permite que ultrapassem os limites do paralamas;
- Cor do carro - esta mudança pode ser feita, mas depois deve-se fazer os trâmites para alteração desta informação nos documentos;
- Kit aerodinâmico - pode-se acrescentar aerofólio, spoilers laterais, traseiro e saias.
Cuidados ao fazer a customização de carros
Ao customizar carros cuide de buscar informações corretas e o trabalho de um profissional qualificado. Uma alteração malfeita pode causar muita dor de cabeça por não estar com conformidade com a lei e ainda corre o risco que desencadear problemas mecânicos.