SAIBA MAIS

Página Inicial / Saiba Mais

Cuidados para não comprar um carro clonado

A venda e compra de carros usados movimenta cada vez mais o mercado, principalmente em tempos de crise em que os proprietários querem diminuir os gastos. As pesquisas por melhores preços e condições de pagamento sempre seduzem, mas é importante estar atento para não cair em um golpe e comprar um carro clonado.

 

O investimento feito em um carro não é pequeno e por isso, atenção redobrada e todos os cuidados para evitar surpresas desagradáveis no futuro. Um dos grandes perigos é cair nas tentações de alguns anúncios da internet que vendem carros a preços muito abaixo a média. Você pode fechar negócio pensando que está no lucro, mas não é bem assim, pois terá prejuízos enormes caso seja comprovado que se trata de um carro clonado.

 

Quando vamos comprar um carro usado, procuramos veículos de pessoas conhecidas que confiamos para evitar problemas, mas nem sempre isso é possível. Uma das principais medidas que tomamos é ir a um mecânico de confiança para fazer uma revisão do carro  em que ele avaliará as condições do motor, sistema elétrico, lataria e outros pontos que fazem parte da estrutura do veículo. Estes itens são importantes, mas existe outro tipo de vistoria do carro que deve ser feita antes de fechar a negociação.

 

A vistoria automotiva realizada por empresas credenciadas ao Detran pode evitar problemas de falsificação, clonagem e adulteração. Estas empresas possuem reconhecimento do Detran para a avaliação de veículos automotores e por isso, os laudos de vistoria são aceitos como documentos.  Existem diferentes tipos de serviços prestados para atender a demandas com diferentes objetivos.

 

De modo geral, a vistoria  automotiva irá avaliar os itens que comprovem a originalidade do veículo que são aqueles que mantêm as características de fábrica, como cor do carro, número de chassi, numeração dos vidros e outros. Além disso, é feita uma avaliação sobre possíveis pendências legais como licenciamento, seguro obrigatório, IPVA e multas não pagas. Neste processo, você consegue saber se trata-se de um carro clonado ou não e assim terá mais segurança para sua aquisição.