SAIBA MAIS

Página Inicial / Saiba Mais

Carro original: como identificar?

Um carro original é aquele que tem suas características de fábrica preservadas. A identificação da originalidade de um carro é importante para atestar se não se trata de um carro batido, um carro sinistrado ou adulterado com itens que não fazem parte da estrutura original do veículo. A adulteração de um carro pode gerar problemas de funcionamento e também com a documentação e por isso, é importante evitar a compra de carros que não sejam originais.

 

Muitas vezes, o preço baixo é um fator que chama a atenção dos compradores que acabam deixando de lado alguns cuidados importante na hora da compra do carro, quando na verdade, estes preços abaixo do mercado, devem funcionar como um motivo a mais para desconfiar de sua procedência e histórico. A economia pode resultar em um grande prejuízo e dor de cabeça no futuro.

 

Vistoria automotiva pode identificar carros adulterados

Os carros originais possuem itens que podem identificar sua originalidade, alguns destes componentes estão registrados na documentação do veículo e pode-se cruzar as informações para fechar a uma conclusão. Uma forma de se atestar a adulteração de um carro, é levando-o para uma vistoria automotiva, que irá indicar a procedência e modificações sofridas pelo carro. Este tipo de serviço está entre os processos exigidos para a expedição de novo documentos em caso de transferência de propriedade, por exemplo, mas vale destacar que a vistoria de carro pode ser útil para você fazer a compra de um carro usado de forma mais segura.

 

Antes de fechar negócio, exija a apresentação de um laudo de vistoria que tenha documentado o histórico do veículo. Esta avaliação dará mais confiança para o comprador, pois trata-se de uma investigação completa do carro, que segue orientações de órgão oficiais como o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

 

As revendedoras de carros usados ou seminovos já usam o laudo de vistoria como uma garantia para a compra segura. Mas, caso você faça negociação particular, é importante que siga esta orientação para não ter problemas futuros.

 

Itens vistoriados em vistoria automotiva

Diversos itens são avaliados em uma vistoria automotivas para atestar se trata-se de carro original e se está em conformidade com as exigências da lei. Entretanto, os maiores indicadores da originalidade do carro são:

  • numeração de chassi;
  • numeração do motor;
  • número de vidros;
  • pintura do veículo;
  • pintura.