SAIBA MAIS

Página Inicial / Saiba Mais

Carro batido: como saber se o veículo teve danos

Comprar um carro usado é sempre uma tarefa que exige muito cuidado afinal, trata-se de um investimento grande que você quer que te acompanhe por um bom tempo. Quando se busca um veículo para compra, é normal não saber qual a procedência, se é um carro batido, carro sinistrado ou se tem pendência legais. Para dar segurança aos compradores de carros usados existe a vistoria cautelar ou vistoria de procedência que irá fazer uma avaliação sobre as condições estruturais do veículo, checagem de equipamentos obrigatórios de segurança e uma investigação sobre os documentos e questões legais.

 

É claro que ninguém quer comprar um carro batido. Muitas vezes, o comprador leva o veículo a um mecânico para avaliação do motor, sistema elétrico, condições de uso, etc., mas esta inspeção dificilmente irá detectar possíveis ajustes feitos na lataria e pintura. Na vistoria automotiva o vistoriador de veículo é preparado para identificar qualquer modificação que afete a originalidade do carro.

 

Em alguns casos em que os carros batidos foram ajustados, trata-se de pequenos amassados e isso pode não interferir na estrutura e desempenho do veículo, mas é claro que você deve saber de tudo que aconteceu antes de fechar negócio. Mas, é importante destacar que existem batidas mais graves que podem dar perda total e então o carro é sinistrado.

 

O que é um carro sinistrado?

Você deve estar se perguntando o que é um carro sinistrado. Este termo é usado em seguradoras para designar veículos que sofreram danos estruturais ou que foram furtados e os donos receberam  indenização. Os veículos que sofreram perda total em uma batida e foram sinistrados, podem ser leiloados, reconstruídos e vendidos. O problema é que os carros sinistrados depois de recuperados podem apresentar ainda alguns problemas estruturais e de funcionamento. Além disso, é difícil conseguir contratar seguro para este tipo de situação, e além da vistoria automotiva tradicional, é preciso fazer que o veículo passe por uma avaliação em um posto credenciado pelo INMETRO.

 

Vistoria automotiva faz avaliação geral do carro

A forma mais segura de se avaliar as condições estruturais e procedência de um carro é levando o veículo para uma vistoria automotiva, a mais indicada para casos de compra e venda de carros usados é a vistoria cautelar que irá apresentar um raio-x completo da situação do automóvel. Com a vistoria, você se assegura de não ser enganado e comprar um carro batido.